além da portaria

D. Ermelinda conversava com seu cachorro, um collie fêmea, que conversava com um cachorro preto de raça indefinida, que olhava guia acima para a empregada da casa, que falava com D. Ermelinda.

A tal falava sozinha, e bem o percebia, mas falava assim mesmo porque na casa do patrão precisava ficar o dia todo calada.
- A senhora não sabe como são sovinas, blablabla, sabe o que eu vi a patroa fazer? Blablabla, e o porteiro interfonou muitas vezes até que blablabla..
D. Ermelinda, enquanto isto, falava com a cadela Mitzi sobre o jantar daquela noite e sobre as visitas do marido, que sempre deixavam a casa de pernas para o ar.
- Quieto, Rex! Nada de fazer porcaria aí, espere, espere, pronto, pode fazer! (a empregada) colocou um penico atrás do cachorro, enquanto ele se abaixava)

D. Ermelinda, interessando-se pela estranheza:
- Isso é mesmo um penico? É tão colorido, azul purpurinado!
- Bom, senhora, penico mesmo não é, é um chapéu que o patrão ganhou no baile de carnaval, mas é bem parecido. Olhe só!
- Que estranho! Só não ponha na cabeça depois!
- A senhora é muito engraçadinha.. ridículo mesmo é esse monte de chaves penduradas no pescoço.
D. Ermelinda traz um cordão pendurado no pescoço, desses de colocar crachás, na ponta uma argola grande e muitas chaves, de tamanhos variados.
- Ora, você não traz consigo as chaves da casa? Essas são as minhas chaves: do portão, da porta, de todos os quartos, dos banheiros, das gavetas, da geladeira, do telefone e da cristaleira. Lá em casa é tudo trancado, para evitar surpresas.

Tem vinte e duas chaves penduradas aqui.
- Aposto que a senhora passa horas penteando seu cachorro.
- O que você faz com os cocôs que recolhe ao chapéu?
- lá em casa usamos para gerar energia. O patrão comprou uma máquina que transforma isso aqui em eletricidade. Por enquanto está em teste, só conseguimos acender uma lâmpada.
- Na minha casa não usamos lâmpadas, só velas. Será que essa máquina funciona com microondas?
- Ah, deve funcionar. Só é fedorenta. Quem gosta mesmo dela é o Rex.
(Rex está olhando para D. Ermelinda, que olha para Mitzi, que cheira o traseiro de Rex, que levanta a perna e carimba o poste, que se acende sozinho, que acaba de anoitecer)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

meus remédios

TEATRO DE MARIONETES

Os Problemas de Leda